O que é uma Empresa Júnior? Vale a pena contratar?

Empresa Júnior

Uma Empresa Júnior ou como muitos costumam dizer (EJ), é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais criada exclusivamente por alunos do ensino superior que deve ser sempre ligada a um ou mais cursos de graduação.

O primeiro objetivo das empresas juniores é promover a experiência do mercado aos alunos ainda graduandos, ou seja, que ainda não terminaram o ensino superior, por conta disso, é de grande importância estimular o crescimento pessoal e profissional do aluno que participa de alguma empresa júnior, possuindo um catálogo de serviços com muita qualidade e baixo custo se comparado a empresas séniores.

Desta maneira, além de atingir seu próprio objetivo, as empresas juniores auxiliam no desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Todas as EJ’s estão filiadas a um movimento, chamado de Movimento Empresa Júnior, em outros palavras (MEj), e se formos comparar em grande escala, todas as Empresas Juniores de alguma forma contribuem com uma grande parcela no desenvolvimento empresarial e econômico de todo o Brasil (EMPREENDERJR, 2019)

Movimento Empresa Júnior

O MEJ foi criado em 1967 em Paris, pelos alunos de uma das maiores escolas de Gestão e Economia do mundo, chamada de L’École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (Escola Superior das Ciências Econômicas e Comerciais) ranqueada como a 3ª melhor universidade para se fazer uma pós-graduação em todo o mundo. Neste contexto, o MEj foi crescendo na Europa até que foi trazido ao Brasil no ano de 1987 pelo Diretor da Câmara de Comércio Franco-Brasileira, João Carlos Chaves.

A 1ª Empresa Júnior do Brasil nasceu na Fundação Getúlio Vargas, mais especificamente na Escola de Administração, e atualmente, o movimento se encontra com mais de 900 empresas juniores filiadas e mais de 110 universidades distribuídas em todo o país, arrecadando com todos os seus 17 mil projetos um faturamento de 23 milhões de reais (FARO.EDU.BR, 2016)

Mas enfim, realmente vale a pena contratar uma Empresa Júnior?

Pelo motivo de sermos uma empresa sem fins lucrativos, todas as empresas juniores possuem a facilidade de oferecer seus serviços de extrema qualidade com preços de até 65% mais baixo ao mercado de empresas séniores. O valor arrecadado é investido na capacitação de todos os executores do projeto, além de melhorias na infraestrutura do local onde trabalham, consequentemente, ao contratar uma empresa júnior, a sua própria empresa receberá soluções inovadoras por um preço muito menor, gerando assim, uma maior vantagem competitiva. 

Em primeiro plano, os universitários utilizam as EJ’s como um local para colocarem em prática todo o conhecimento adquirido na sala de aula, isso possibilita um contato direto com bibliografias e laboratórios muito bem equipados, tornando a execução do projeto com a mais alta qualidade e eficiência. Neste contexto, estar alinhado com o cliente é um dos principais fundamentos que todos os empresários juniores são orientados e ensinados no início de suas carreiras, o que acaba se tornando uma filosofia em todas as empresas júnior.

Em segundo plano, quando o assunto ‘contrato’ é colocado em alguma discussão independente do assunto, acabamos ficando um pouco apreensivos por conta de todas as responsabilidades que ele carrega certo? Pensando nisso, todos os contratos criados por uma empresa júnior são os mais flexíveis possível, visando a máxima satisfação do cliente (PROJET.UFOP, 2019).

Como uma Empresa Júnior pode influenciar a vida de um universitário?

Em grande parte dos relatos de pós-Juniors está presente o seguinte contexto: “De nada adianta aprender APENAS a teoria e não ter uma vivência prática, como por exemplo: um estágio, projeto de extensão, associativismo, voluntariado, etc. Na Empresa Júnior, você terá responsabilidade e será tratado e cobrado como um empresário. A experiência é única!”. Já em outros relatos a abordagem do tema ‘gestão’ é colocado como um grande aprendizado dentro dos projetos executados. Dentro de uma Empresa Júnior a responsabilidade e as decisões fazem parte do cotidiano e não possuem um chefe que possa te “culpar” quando algo não como o planejado (STARTUPI, 2015)

 

Segue abaixo alguns relatos e testemunhos de antigos empresários júniores que dedicaram um longo tempo dos seus estudos a EJE – Empresa Júnior de Estatística da Universidade Federal de São Carlos:

Relatos de ex-empresários júniores

Para Mayara Formenton, Ex-Diretora de Mercado e atualmente no seu último ano de curso, relata com suas próprias palavras:” A EJE continua sendo uma das partes mais importantes da minha graduação. Hoje enxergo o crescimento profissional, acadêmico e pessoal que tive, resultando em um diferencial em processos seletivos, e até mesmo no meu desempenho em disciplinas mais práticas na faculdade. Acredito que o que mais impacta, além do aprendizado, são os valores que alicerçam o Movimento Empresa Júnior. Recomendo para qualquer pessoa! “Ser júnior agora para ser gigante sempre”.

 

Em seguida apresentamos Leonardo Celeghini, Ex-Presidente, hoje formado e já atuando no mercado de trabalho: “Ter feito parte da EJE foi um dos maiores bens que a UFSCar fez para minha vida profissional. Desde meu estágio até hoje, vivencio rotineiramente muitos dos aprendizados daquela época. A oportunidade de realizar, dentro da universidade, projetos envolvendo diferentes áreas da estatística, tratar diretamente com cliente e aprender como funciona uma estrutura de gestão, são experiências de altíssimo valor para o futuro profissional de qualquer estatístico.”

 

E para finalizar, Victor Girard, Ex-Assessor de Execução, atualmente em seu último ano de curso e já estagiando em uma empresa de consultoria estatística na cidade de São Carlos: “Experiência, empreendedorismo, amizade e futuro. Todas estas são características que definem a minha trajetória dentro da EJE. A oportunidade que o departamento de Estatística da UFSCar disponibiliza aos seus alunos é única, já que, os membros podem vivenciar todas as diferentes áreas da estatística, gestão e convivência de uma empresa.”

 

Ditamos todos os detalhes e motivações que mostram o por que ser um empresário júnior e como isso pode te preparar para o mercado de trabalho. E agora é com você! Preparado para entrar no Movimento Empresa Júnior e se tornar um destaque nos processos seletivos?

Referências

EMPREENDER JR. (Unesp – Campus de Tupã). MEJ – Movimento Empresa Júnior: Formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil. 2019. Disponível em: https://www.empreenderjr.com/mej. Acesso em: 23 abr. 2020.

 

FARO – FACULDADE DE RONDÔNIA (Rondônia). Tudo que você precisa saber sobre o Movimento Empresa Júnior. 2016. Disponível em: https://blog.faro.edu.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-movimento-empresa-junior/. Acesso em: 24 abr. 2020.

 

PROJET – EMPRESA JÚNIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (Minas Gerais). Quais as principais vantagens de contratar uma Empresa Júnior? 2018. Disponível em: https://www.projet.ufop.br/index.php/quais-as-principais-vantagens-de-contratar-uma-empresa-junior/. Acesso em: 26 abr. 2020.

 

PÂM BRESSAN. Como a Empresa Júnior influencia na carreira do universitário? 2015. Startupi. Disponível em: https://startupi.com.br/2015/08/como-a-empresa-junior-influencia-na-carreira-do-universitario/. Acesso em: 26 abr. 2020.

 

Gostou do nossa artigo?

Te convidados a dar uma olhada em todo o nosso blog!!

EMPRESA JÚNIOR DE ESTATÍSTICA – BLOG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *