A Estatística no mercado de trabalho

Estatística é um ramo da matemática que trata da coleta, da análise, da interpretação e da apresentação de massas de dados numéricos. podendo ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial.

Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde. Esta, está diretamente relacionada com a epidemiologia, que estuda os fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças em grupos de pessoas.

A estatística está diretamente e indiretamente relacionada no cotidiano e nas pesquisas realizadas em laboratórios, para saber quais métodos de tratamentos são melhores em casos específicos e como deve ser projetado e implementado de maneira geral na sociedade. 

Para o lançamento de um novo medicamento no mercado, é preciso realizar uma análise detalhada e uma verificação da efetividade do novo componente quando aplicado na população. E é aí que entra o conhecimento da estatística.

Também tem os casos de quando uma cirurgia está para ser realizada, há sempre uma chance, mesmo que seja mínima, de haver falhas na operação, pois estaremos lidando com probabilidades.

É importante que os agentes da saúde tenham um conhecimento, mesmo que prévio da área, para decidir se eles podem acreditar ou não nos resultados apresentados na literatura médica, pois com isso poderão aplicar os resultados de pesquisa nos pacientes.

Financias

Além da bioestatística, podemos também aplicar a estatística na área financeira. No mercado financeiro e instituições bancárias, os métodos estatísticos são empregados para modelagem financeira e econômica, visando modelar o comportamento do crédito, da inadimplência, a movimentação de ações e previsões de taxas de juros, e por conseguinte estabelecer estratégias para a concessão de empréstimos que maximizem os lucros.

Nas empresas, por exemplo, a área financeira possui uma grande aplicabilidade das pesquisas estatísticas, pois se dedica aos lucros, aos custos, aos gastos, às avaliações, às análises dos processos, e entre outras considerações.

Nesta, as análises feitas apontam valores quantitativos e são afetadas diretamente por esses resultados. É fundamental para um gestor ter uma ampla visão da empresa para que ele possa tomar atitudes. Os números lhe fornecem interpretações com mais exatidão e permite maior confiabilidade na ação.

Uma outra área que a estatística está presente é na área de segurança (policial). Neste caso, os dados na segurança pública servem para, principalmente, orientar a administração quanto aos caminhos que deve seguir no planejamento, execução e redirecionamento das ações do sistema policial.

Por conseguinte servem também para a população conhecer o que está acontecendo ao seu redor; e, depois, para que, conhecendo os dados e áreas de incidência, a população e os diferentes setores da sociedade civil possam objetivar as demandas por providências do poder público e contribuir para o esforço comunitário contra a insegurança.

Já na política, a estatística pode ser utilizada nas campanhas políticas, por exemplo. Nesta, a estatística está presente nos estudos amostrais, na intenção de voto e nas margens de erro (noticiário). Os modelos estatísticos são capazes de prever qual candidato tem mais chance de ganhar, e em quais lugares.

Além disso, na indústria alimentícia, farmacêutica, química, siderúrgica, têxtil e de bens manufaturados, os métodos e técnicas estatísticas são utilizados desde a fase de definição dos produtos até a produção final, através de pesquisas de mercado, controle de qualidade, custos e previsão de vendas.

 

Marketing

A estatística também está presente no Marketing, a qual é super importante, pois abrange processos e tecnologias de mensuração de performance que possibilitam aos diretores de marketing uma avaliação sofisticada do sucesso de suas iniciativas.

Por meio de métricas, atribuições e efetividade, proporciona relatórios completos de performance de programas de marketing. Também reúne dados de todos os canais de marketing e os consolida em uma plataforma única, proporcionando uma assistência valiosa para planejamento.

Atualmente, temos muitas empresas que prestam o serviço de consultoria estatística. A consultoria estatística é um serviço personalizado que irá atender-lhe em todas as dúvidas do planejamento à análise estatística do seu projeto. Com isso, é preciso ter segurança de que está comprando um serviço que atenda suas expectativas e, portanto, é recomendado que pesquise sobre as empresas que prestam esses serviços antes de contratá-los.

Com certeza o estatístico está em alta, nos últimos anos, houve uma corrida na procura de estatísticos, sendo que muitas oportunidades surgiram no mercado financeiro.  Não é difícil entender o motivo.

As empresas que se planejam e estudam cuidadosamente suas estratégias precisam de estatísticos. Em um mundo tão competitivo, esses profissionais passaram a ser mais requisitados do que nunca.

Podemos afirmar isso analisando a situação do mundo atual. Principalmente nos últimos meses, com a pandemia do novo coronavírus, conhecido também como Covid-19, os estatísticos tiveram um papel super importante em diversas áreas do mercado de aplicações, inclusive as citadas anteriormente.

Seja para apresentar os dados de mortes causadas pela Covid-19, ou  estudos com probabilidades de uma nova vacina para o novocorona vírus, como também para analisar e projetar possíveis valores das commodities dos próximos meses.

 

Gostou do nosso artigo?

Te convidamos a olhar todo o nosso blog!

EMPRESA JÚNIOR DE ESTATÍSTICA – BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *