A pesquisa de mercado e sua importância

O principal objetivo de uma empresa ou empreendedor é gerar lucros e para dar um passo nessa direção não basta apenas investir dinheiro, dessa forma é necessário saber onde investir e como investir, por isso é importante uma Pesquisa de Mercado para a sua empresa. Assim para iniciar uma pesquisa de mercado é necessário identificar problemas e definir metas, para possíveis correções e melhorias. Na pesquisa é feito um plano. Após isso serão coletadas as informações, em seguida o recebimento das mesmos e por fim o processamento dos dados. Assim apresentando a você quais são os pontos necessários de melhoria e algumas soluções. 

Entender como seu cliente se sente é muito importante, pois é ele que faz a propaganda de boca a boca e transmitindo uma melhor compreensão para as outras pessoas. Através disso é possível ter a seu favor muitas pessoas influenciadoras. Dessa forma o resultado da pesquisa de mercado apresenta de forma clara e bem objetiva as tendências do mercado. Assim, obtendo definições do que podem fazer você ganhar dinheiro e te mostrar alertas sobre possíveis perdas. 

Conhecimentos de Pesquisa de mercado

A partir dos conhecimentos de Zamberlan (2008, p.15): 

“O estudo de metodologias adequadas de pesquisa pode lhe dar o conhecimento e as habilidades necessários para resolver problemas desta natureza e vencer os desafios impostos por um ambiente que está em constante mudança. As pesquisas de mercado podem ser desenvolvidas a partir de uma equipe da própria organização, ou ainda serem conduzidas por empresas que ofereçam tais serviços. No Brasil há um conjunto de empresas sérias e qualificadas que realizam excelentes levantamentos. Elas, no entanto, são poucas e há um amplo espaço para a oferta de estudos de mercado, pois a maioria das organizações ainda não despertou para a importância da pesquisa no processo de tomada de decisão. Cabe ressaltar, porém, que eventualmente também surgem empresas, não tão confiáveis, oferecendo resultados que não oferecem informações com acurado grau de precisão nem a forma como foram obtidos. Diante disso, e do fato que a maioria das pessoas não conhece muito a respeito, muitas empresas recebem prêmios como destaque, desenvolvem programas de marketing, ou ainda tomam decisões baseadas em pesquisas sem o grau de confiabilidade necessário para tal.”

Pesquisadores na pesquisa de mercado

Sendo assim, seguindo ainda o raciocínio de Zamberlan (2008, p.15). “Informações obtidas através de pesquisas de mercado são potencializadas quando integradas a um sistema que permite abastecer o administrador na tarefa de gerenciar uma empresa. Um sistema de informação é uma estrutura que cria uma rede continua entre as pessoas, além dos equipamentos e processos, é destinada coletar, escolher, processar, estudar, avaliar e distribuir em tempo hábil – bons dados e boas informações para serem utilizadas em processos de tomadas de decisões, tendo em vista melhor o planejamento e a própria organização”(apud Koutler, 2000). 

Assim a Pesquisa de Mercado é uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas para a obtenção de informações e úteis. Além de diferenciar dados, informações e conhecimento, descreve a melhor maneira de buscar e gerenciar os dados. Discute as várias aplicações de pesquisa de mercado e, portanto, destaca os novos rumos da pesquisa de mercado. Evidencia-se as pesquisas on-line, quantitativa, qualitativa e as diferentes aplicações da pesquisa atualmente (PINHEIRO, 2011). 

As possibilidades são muitas, por isso vamos apresentar as pesquisas de mercado mais comuns e suas principais aplicações. 

Pesquisa de mercado: Potencial de consumo

Utilizada para avaliar a demanda de produtos e serviços a fim de embasar todas as decisões que envolvem a entrada em mercados desconhecidos. Dessa maneira, é possível definir o público ou um mercado alvo específico. 

Satisfação do cliente 

Sua finalidade é encontrar não somente falhas do seu atendimento, além de oportunidades de melhorar os seus produtos e serviços.

Participação de mercado (market share) 

 A prioridade aqui é medir a força de uma empresa frente aos seus concorrentes dentro do mercado. Existem muitas aplicações, assim a principal aplicação é direcionar os esforços promocionais, as propagandas e a força de vendas sem desperdiçar recursos. 

Segmentação de mercado 

Possui o objetivo de colher informação para construir grupos menores de clientes, podendo alavancar os resultados ao seu favor.Assim através deste tipo de pesquisa, o empresário pode direcionar os questionários e identificar se algum tipo de produto teria maior aceitamento ao segmentar o público-alvo, afinal é bem mais fácil agradar um grupo menor de consumidores do que uma grande massa. 

Preferência (share of mind) 

Essa pesquisa de mercado é usada junto com a pesquisa de participação de mercado. Desta forma permitindo observar a flexibilidade do mercado referente aos seus produtos e marcas, assim ajudando a aumentar os investimentos em propaganda, marketing e comunicação. 

Lembrança (recall top of mind) 

Essa pesquisa de mercado tem como objetivo avaliar a eficiência da comunicação entre empresa e cliente. Leia mais sobre Top of mind clicando aqui

Mídia

É utilizada para medir a participação e o perfil do público-alvo através de canal de comunicação. Com o grande crescimento do marketing digital, em uma rede de bilhões de usuários mundiais, a informação sobre o seu produto pode acabar se perdendo se for direcionada ao público errado. 

Comportamento do consumidor 

É uma grande ferramenta que tem a finalidade de gerar informações para desenvolver produtos e embasar campanhas publicitárias.

Testes de novos produtos 

Como já citado no nome, é usado para realizar ajustes e avaliações em produto ou serviço, desta forma reduzindo os riscos de um fracasso no dia de seu lançamento. 

Preço (Venda ou Compra) 

Muito usada para reajustar preços e o posicionamento de mercado, dessa forma podendo trazer resultados para a viabilidade de entrar em um novo público-alvo. 

Assim, em conclusão, dessa maneira os benefícios que a pesquisa de mercado pode trazer para sua empresa vai muito além do que podemos imaginar. Além de serem importantíssimos para a tomada de decisões para o sucesso de uma ação estratégica dentro do seu negócio. Dessa forma, é importante deixar claro que essa análise permite ao empreendedor conhecer o seu cliente da melhor forma possível e saber qual a conexão que os dois estão desenvolvendo. 

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Referências 

ZAMBERLAN, Luciano. Pesquisa de Mercado. Rio Grande do Sul: Umijui, 2008. 152 p. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/183/Pesquisa%20de%20mercado.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 set. 2019. 

PINHEIRO, Roberto Meireles et al. Pesquisa de Mercado. 14. ed. Rio de Janeiro: Fgv, 2011. (Série de marketing). Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=sx2HCgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=Pesquisa+de+mercado&ots=iarsbXoxGQ&sig=ivgtAj_5z_t7xhfTlQ_LUINpFyM#v=onepage&q=Pesquisa%20de%20mercado&f=false>. Acesso em: 21 set. 2019. 

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