Pesquisa Top of Mind e a Estatística

Diversos empresários desejam que suas marcas se tornem um top of mind, isto é, um produto dominante e expressivo para o mercado atual.

Muitos produtos ficam marcados na mente das pessoas ao longo do tempo, como por exemplo um certo refrigerante de cola com logotipo vermelho.

Nesse caso, a marca referida chama-se top of mind, ou seja, um produto que é enraizado no pensamento das pessoas.

Mas para isso é preciso um planejamento cuidadoso e uma pesquisa mais detalhada. Deste modo, a estatística entra com as ferramentas necessárias para tornar o produto desejado, ou seja, a sensação da década.

 

O que é o Top of Mind?

Como dito antes, o top of mind é considerado o produto dos produtos. É aquela marca que tem sua posição destacada no hall da fama das marcas.

Se você pergunta aos amigos sobre uma marca de eletrônicos, a maioria responderá que gosta da X. Se você pergunta aos familiares ainda sobre eletrônicos, a maioria ainda responderá X. Se pergunta aos colegas de trabalho, X novamente.

Ou seja, esse X é uma marca recorrente, todos conhecem, independe de seu círculo de amizade, classe social, gênero, gostos. Sendo assim, é um produto extremamente dominante em seu segmento.

É importante salientar que a ideia de top of mind não vale apenas para eletrônicos e refrigerantes descritos aqui. E sim vale para todos os segmentos do mercado, seja de bens de consumo ou de serviços.

Deste modo, “top of mind” significa “topo da mente” em uma tradução literal. Pode -se usar tal tradução para ilustrar perfeitamente o conceito de um produto top of mind. Aquela marca que está na língua das pessoas e em suas mentes de forma constante.

Quando o indivíduo pensa em consumir ou comprar algo, idealiza imediatamente o produto do topo, o produto top of mind.

Dessa forma, sabendo qual o produto ideal, é possível criar estratégias para que o seu produto também se torne o ideal. Aprendendo com o melhor!

Mas antes é preciso saber realmente qual produto é o top of mind no segmento estudado. Logo, tem-se a pesquisa top of mind.

 

O que seria a pesquisa Top of Mind?

É preciso saber exatamente qual é o produto top of mind, ou seja, fazer um levantamento entre os círculos de amizades não é suficiente.

Saindo da subjetividade, é necessário realizar uma pesquisa concreta. Com levantamento de pessoas e coleta de informações, pois uma marca mais famosa em determinada área pode não ser a mais conhecida em outra região. Logo, a pesquisa é essencial.

Primeiramente, descobre-se qual será a marca de determinado segmento conhecida positivamente pela população. Para isso, é feita uma amostragem do todo, perguntando aos indivíduos dessa amostra qual é a primeira marca que vem a mente sobre tal produto ou qual deseja-se consumir.

Desse modo, tem-se um levantamento de marcas mais citadas na amostra. E após técnicas de inferência estatística, é possível dizer com confiança qual é a marca mais recorrente, sendo assim a marca top of mind. Como por exemplo, análise descritiva para conhecer mais sobre essas marcas no mercado.

Essa é a forma geral da pesquisa top of mind e dependendo do interesse do empresário, pode-se ter outra forma de pesquisa.

Outros tipos de pesquisas top of mind

Outros tipos são as pesquisas top of mind espontânea e as pesquisas top of mind induzida.

A primeira, pesquisa top of mind espontânea, é a mais direta. Simplesmente é perguntado abertamente ao indivíduo qual marca de determinado segmento ele gosta, e o próprio responde com aquilo que quer.

Esse tipo de pesquisa é interessante para se ter uma noção mais geral da opinião de massa. Ou seja, quando não se deseja comparar marcas, e sim apenas descobrir qual é a mais recorrente.

Na segunda, pesquisa top of mind induzida, é proposto escolhas para o entrevistado. Por exemplo, dentro do segmento de cosméticos, o indivíduo escolheria a marca A, B, ou C. Ou seja, são direcionadas certas alternativas e cabe a pessoa escolher aquela que lhe vem a mente.

Tal tipo de pesquisa é útil para a comparação de determinadas marcas. Assim, pode-se saber qual é a melhor, a própria ou a do concorrente. Assim, alternativamente, até descobrir se há uma terceira marca dominando o mercado.

Por fim, dada a evolução tecnológica nos dias de hoje, a pesquisa top of mind de forma geral pode ser feita presencialmente, por telefone, redes sociais, fórum de discussão, empresas especializadas em coletas de dados ou por um simples formulário online.

Assim sendo, há diversas formas de se realizar a pesquisa e contudo. É preciso que a metodologia esteja correta, tanto no quesito de amostragem quanto na inferência. Logo, a estatística entra para ajudar também nessa parte.

 

Curiosidades sobre o Top of Mind

Desde década de 90, o jornal brasileiro Folha de São Paulo realiza pesquisas para saber qual é a marca top of mind do Brasil.

O jornal de maior circulação referido fez o levantamento também nos anos de 2017 e 2018. Sendo a única perguntado: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”.

No ano de 2017, a marca mais recorrente na mente dos brasileiros foi a Omo do grupo multinacional Univerler.

Já no ano anterior, 2018, a marca com mais destaque sendo top of mind foi a Petrobrás.

Ademais, percebe-se que ambas as marcas possuem ampla divulgação nos meios de comunicação atual. Sendo que qualquer indivíduo sabe o que elas são, o que fazem.

 

Conclusão

Um produto top of mind é o título que diversos empresário quer alcançar para a sua marca, qualquer que seja o segmento.

Para isso, é preciso conhecer o mercado atual, saber quais são as atuais marcas top of mind. Logo, é necessária uma pesquisa top of mind.

Dentro de tal pesquisa, é importante saber exatamente o que se quer. Seja comparar dois produtos do mesmo segmento, saber a marca dominante na área ou descobrir se o produto X é pouco recorrente, usa-se a estatística.

Dessa forma, possuindo metodologias corretas sobre amostragem e inferência, a pesquisa top of mind torna-se extremamente plausível e confiável. Uma vez feita por quem sabe.

Por fim, conhecendo o segmento e suas marcas top of mind, é possível criar estratégias que irão tornar o produto desejado em um novo top of mind.

Qual será o novo top of mind?!

 

Autor:

Vinicius Hideki

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