Validação do Instrumento de Treinamento de Parada Cardiorrespiratória para Enfermeiros

Um estudo foi feito para verificar a validade de um instrumento, através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Para isso, 20 profissionais da área da saúde participaram da pesquisa, preenchendo um questionário e esta era dividida em três segmentos. Na primeira parte, o participante respondia perguntas acerca de sua caracterização profissional, além de seu gênero e idade. Na segunda etapa, com 18 questões envolvidas, o indivíduo assinalava uma das três alternativas de acordo se este havia entendido completamente a questão; se havia entendido, mas com alguma dúvida; ou se não conseguira entender. Finalmente, na última parte, o entrevistado deveria assinalar quais critérios o conjunto de questões da etapa anterior ele julgava contemplar.124944-quais-cursos-estao-em-alta-na-area-da-saude-780x595

O objetivo da pesquisa era verificar o Índice de Validade de Conteúdo do instrumento apresentado e analisar descritivamente os resultados para o pré-teste e para o pós-teste. O IVC mede a concordância dos avaliadores (no caso, os entrevistados) quanto ao entendimento das questões apresentadas.

Desta forma utilizou-se o cálculo do IVC, cálculo de proporção, gráficos e tabelas para verificar se o treinamento teve efeito positivo, ou não, no entendimento das questões apresentadas.

Os resultados obtidos através da analise mostram que, o IVC no pós-teste foi menor do que o mesmo no pré-teste, assim, constata-se que o treinamento não surtiu efeito positivo. Isso pode sugerir que o motivo para que alguns participantes tenham tido dificuldade para entender as questões não foi falta de conteúdo e sim, a formulação da questão em si. E por fim, todos os participantes julgaram que todos os critérios de todas as questões foram contemplados.

Executores:
Amanda Torres
Sebastian Casas

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *